top of page

Enem 2024: Locais de Prova Disponíveis

  • Foto do escritor: designmarketingnn
    designmarketingnn
  • 22 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Os candidatos já podem verificar os locais de prova acessando o cartão de confirmação de inscrição na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, é aconselhável levar o cartão nos dias do exame, que acontecerá em 3 e 10 de novembro.



O Ministério da Educação (MEC) Libera Cartão de Confirmação do Enem 2024

Nesta terça-feira, 22 de outubro, o MEC, por meio do Inep, disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.


O documento pode ser acessado na Página do Participante e contém informações importantes, como número de inscrição, data, horário e local de prova. Também indica se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando aplicável. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão nos dias do exame, marcado para 3 e 10 de novembro.


Como Acessar o Cartão

Para obter o documento, os candidatos devem usar o login único da plataforma gov.br na Página do Participante. Se o participante não lembrar a senha, pode recuperá-la acessando a página acesso.gov.br, onde deve inserir o CPF e clicar em “Avançar”.

Após isso, deve selecionar a opção “Esqueci minha senha”. Existem várias formas de recuperação, incluindo o aplicativo gov.br, bancos credenciados, internet banking de instituições conveniadas, e-mail ou SMS. O participante deve escolher uma alternativa para gerar uma nova senha.


Conteúdos do Exame

No primeiro dia do Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, com 45 questões em cada área.


Sobre o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e, ao longo de mais de 20 anos, se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por meio do Sisu e do Programa Universidade para Todos (Prouni).


As instituições de ensino, públicas e privadas, utilizam o Enem para selecionar alunos, considerando os resultados como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, os resultados são utilizados para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior em Portugal.


 
 
 

Comments


Em destaque

bottom of page